Mundo do Cachorro

Faça parte deste mundo

Crie sua conta

Doenças - Protozoários nas Fezes

Quando um animal é vendido, o criador informa se o cão ou gato já tomou ou deverá tomar as primeiras doses de vermífugo. No caso de animais adultos, a vermifugação é feita anualmente, de preferência um mês antes da vacinação. Essa vermifugação periódica é realmente necessária, porém, não é suficiente para o animal. Os vermífugos não combatem os protozoários que são microrganismos que podem habitar o intestino dos animais, de forma sintomática ou não, ou seja, podem causar ou não sintomas.     

O mais importante é o fato de que alguns desses protozoários podem ser transmitidos ao homem, causando diarréias e dores abdominais. Nos animais, os protozoários mais dificilmente causam sinais clínicos em adultos. A Giardia sp pode causar diarréia em filhotes ou fezes de coloração esverdeada em cães ou gatos adultos. O Isospora sp pode causar diarréia líquida e com sangue em animais jovens. Associado a outras doenças como as viroses, os protozoários podem agravar o quadro clínico do animal.

Cães e gatos podem adquirir protozoários da água contaminada, fezes de pássaros e carne de animais infectados (ratos, por exemplo). O tratamento, seja em animais como no homem, é feito com antibióticos específicos. O vermífugo não age sobre os protozoários.

Assim, considerando o potencial de transmissão ao homem, a falta de sinais clínicos nos animais adultos e a possibilidade de diarréias em filhotes, o exame de fezes é muito importante, pelo menos uma vez ao ano. É um exame rápido e barato, feito em clinicas veterinárias ou encaminhados por estas a laboratórios veterinários.

No caso da Giardia, existe vacina que previne a doença. Mas os animais devem fazer um exame de fezes prévio. Se já estiverem contaminados, precisam ser tratados antes de receber a vacina específica.

Fonte: www.webanimal.com.br
Publicado em 01/01/2011 às 05:00. 4 Comentários 894 Visualizações

Comentários (4)

wow gold
Postado em 21/01/2013 às 20:58.

I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good. I do not know who you are but certainly you\'re going to a famous blogger if you are not already ;) Cheers! wow gold http://www.wow-gold-team.com

LYWSWGtnRKimkXvQZB
Postado em 17/02/2014 às 17:11.

zOPcY7 <a href=\"http://ewmfpocwzuvw.com/\">ewmfpocwzuvw</a>, [url=http://jzxeipgcdrss.com/]jzxeipgcdrss[/url], [link=http://qvtjazqhslpm.com/]qvtjazqhslpm[/link], http://ivqbxwqvfljc.com/

cheap backlinks
Postado em 19/07/2014 às 00:13.

BrYsO8 Im obliged for the blog post. Will read on...

crorkz matz
Postado em 05/08/2014 às 22:09.

fjiNa8 Major thanks for the article.Thanks Again. Fantastic.

Deixe o seu comentário

Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Quem está aqui

O Mundo do Cachorro ajuda você a se conectar com outros donos de cães pelo Brasil.

Crie sua conta também.

Ir para o topo da página. Topo