Mundo do Cachorro

Faça parte deste mundo

Crie sua conta

Doenças - Doença das Glândulas Anais

Podemos observar em alguns cães, mais frequentemente em cockers e poodles, a tentativa desses animais de esfregar o ânus no chão, tentar morder ou lamber a região perianal (em volta do ânus). Esse comportamento também pode ser verificado, mais raramente, nos gatos. Pode parecer apenas uma coceira ou irritação, mas a medida em que o animal começa a ficar impaciente com essa "coceirinha", é hora de ficar atento a uma inflamação comum nessa região.    

Localizados na região do ânus, os sacos anais são duas bolsas que abrigam um par de glândulas. Essas glândulas são responsáveis pela produção de um líquido de cor castanha, muito fétido, cuja função principal é comportamental, isto é, os animais se identificam através desse cheiro.

A drenagem desse líquido é natural e ocorre durante a passagem das fezes. No entanto, essas glândulas podem inflamar, levando o animal a um enorme desconforto para defecar.

As causas da inflamação são várias: obstrução do orifício de passagem da secreção, excesso de secreção, drenagem insuficiente, etc.. A região anal fica muito inchada e dolorida à palpação.

O animal sente-se incomodado e, por esse motivo, esfrega o ânus no chão, lambe ou tenta morder a região. O processo pode evoluir para uma infecção e formação de fístulas (aberturas na pele por onde o líquido - pus, secreção e sangue - irão sair).

O tratamento consiste em retirar todo o líquido acumulado, fazer uma lavagem e desinfecção dos sacos anais e administrar medicamentos adequados (antibióticos, anti-inflamatórios...). O processo pode voltar e para evitar a recidiva, devemos proceder à drenagem dessas glândulas periodicamente. A drenagem deve ser feita pelo veterinário, quinzenalmente, ou durante os banhos, desde que o profissional ou mesmo o dono do animal esteja treinado para realizar o procedimento.

Existem animais que apresentam a doença de forma crônica o que compromete sua qualidade de vida. Nesses casos, o tratamento cirúrgico com a remoção das duas glândulas é indicado.

Fonte: www.webanimal.com.br
Publicado em 01/01/2011 às 05:00. 7 Comentários 1453 Visualizações

Comentários (7)

Rose Maria
Postado em 25/08/2012 às 12:57.

Tenho uma cadela + ou - 2 anos mães basset e pai poodles , no momento esta´exalando um mau cheiro, não sei se é da parte intima ou do anus. Gostaria de uma dica.

Postado em 29/10/2012 às 23:19.

Meu cachorro tem 11 anos e ele esta com o anus enxado . sai sangue da \' ferida \' porque esta enxado mas ele esta fazendo as fezes mole o que eu faço ?? gostaria uma dica

juliana
Postado em 02/12/2012 às 13:59.

tenho um caozinho da raça shi tzu ele esta com diarreia...fica saindo coco direto o anus está bem vermelho e paresse inchdo mas não sei se é inchaço ou assado já que está sempre defecando li alguma coisa sobre prolapso retal fiquei apavorada!!!

Postado em 20/01/2013 às 10:04.

oi hoje vi três caroços na ponta do rapo da minha cachorra, mais não doí (apertei e ela não sentiu nada) esta bem grande e é molhe, é ela ta normal vcs podem me disser mais o menos oque é. Muito obrigada.

yLPYwcyjVTpChCnx
Postado em 17/02/2014 às 17:10.

ZTX91L <a href=\"http://gcnqvhfadokk.com/\">gcnqvhfadokk</a>, [url=http://lmphivxuszjz.com/]lmphivxuszjz[/url], [link=http://wzzfrezvvxkv.com/]wzzfrezvvxkv[/link], http://gxfaycgfalmb.com/

cheap backlinks
Postado em 18/07/2014 às 16:05.

kJg04d Im obliged for the blog.Really looking forward to read more. Great.

jose augusto
Postado em 23/10/2014 às 13:30.

meu cachorro esta exalando um cheiro muito forte que ja esta ficando insurpotavel como devo agir

Deixe o seu comentário

Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Quem está aqui

O Mundo do Cachorro ajuda você a se conectar com outros donos de cães pelo Brasil.

Crie sua conta também.

Ir para o topo da página. Topo