Mundo do Cachorro

Faça parte deste mundo

Crie sua conta

Comportamento - Mordida de Cães

Quem convive diretamente com animais de estimação está sujeito a levar mordidas e arranhões. Pode ser algo leve e sem importância, ocorrido durante uma brincadeira. Mas se o animal atacar por agressividade ou reação à dor, a mordida pode ser grave e necessitar de cuidados.

A boca dos cães e gatos possui vários tipos de bactérias, assim como a nossa. Algumas delas são patogênicas, isto é, podem causar doenças.
   
Se compararmos as consequências da mordedura de um cão e a de um gato, veremos que as mordidas dos felinos têm uma chance dez vezes maior de causar infecção aos humanos que a dos cachorros. Isso porque os dentes dos gatos são bem mais afiados e, portanto, a mordedura é sempre mais profunda e difícil de ser totalmente desinfetada.

A boca dos gatos também possui mais bactérias nocivas ao homem, como é o caso da Pasteurella, que causa infecções. O fato dos gatos terem o hábito de lamber as patas faz com que os arranhões também sejam potencialmente perigosos, pois as unhas podem estar contaminadas por bactérias da saliva.

Sempre que houver um acidente de mordedura causada por um cão ou gato em que haja arranhões ou sangramentos, é importante fazer a imediata desinfecção do local com água e sabão e, se possível, aplicar um antisséptico. Dependendo da profundidade e gravidade da mordida, o médico pode prescrever antibióticos preventivamente.

Costuma-se dizer que a saliva do cão é cicatrizante e algumas pessoas, acreditando nisso, acham que se o cachorro da casa lamber uma ferida humana, ela cicatrizará mais rápido. Isso é um grande erro, pois o risco de contaminação por bactérias da boca do cão é muito maior do que qualquer poder cicatrizante que a saliva canina, supostamente, possa ter.

Quanto à transmissão da raiva pela mordida ou arranhão, ela só acontecerá se o animal estiver infectado com o vírus. Como a maioria dos animais domésticos é vacinada anualmente, esse risco é mínimo. Se a pessoa for mordida por um cão ou gato desconhecido, o animal deve ficar por 10 dias em observação. Se isso não for possível, é indicado que seja feito o tratamento preventivo da raiva no indivíduo que foi mordido.

Uma mordida leve de um animal da casa pode não ter qualquer consequência, como ocorre na maioria das vezes. Porém, pessoas com o sistema imunológico deprimido (Aids, tratamento de câncer, uso prolongado de cortisona), assim como idosos ou crianças muito pequenas, podem ter consequências mais graves com infecções generalizadas.

A mordedura do gato pode causar vermelhidão, inchaço e dor local em poucas horas. A infecção irá restringir-se ao local da mordida e regredir, o que ocorre na maior parte dos casos, ou progredir para sintomas generalizados com febre e mal estar (pessoas imunodeprimidas). A mordedura do cão poderá causar o mesmo, mas a chance da infecção ocorrer é sempre menor, embora essa possibilidade nunca deva ser desprezada.

Ter um animal de estimação não oferece risco algum à saúde humana desde que tomadas as medidas preventivas para evitar acidentes: manter a vacinação anti-rábica rigorosamente em dia, desinfetar imediatamente toda mordedura de animais e evitar acidentes com mordidas. Isso significa: não arriscar-se com animais bravos e, principalmente, não provocar cães e gatos.

Fonte: www.webanimal.com.br
Publicado em 01/01/2011 às 05:00. 8 Comentários 1836 Visualizações

Comentários (8)

xHkamoNofAZrobz
Postado em 26/07/2011 às 22:59.

Walking in the presence of giants here. Cool thinking all aournd!

zkIJJLveuFuPoFl
Postado em 27/07/2011 às 08:15.

gckHCT <a href="http://pttqoyocsehe.com/">pttqoyocsehe</a>

vFHzmJwyBLn
Postado em 28/07/2011 às 09:53.

RFkByQ , [url=http://vahqcsvbszml.com/]vahqcsvbszml[/url], [link=http://suqqjsfotuqg.com/]suqqjsfotuqg[/link], http://bpdpjwfklfvw.com/

IFelvXbRG
Postado em 25/08/2012 às 00:23.

jE9poW <a href="http://dvvktttwtlqt.com/">dvvktttwtlqt</a>, [url=http://peyluqouqdph.com/]peyluqouqdph[/url], [link=http://plyxkkvwkecf.com/]plyxkkvwkecf[/link], http://pwcqdqexgikh.com/

nXckKiIxK
Postado em 27/12/2012 às 00:02.

VbwMHd <a href=\"http://aogkcagyryww.com/\">aogkcagyryww</a>, [url=http://wlycnrylswro.com/]wlycnrylswro[/url], [link=http://xmidrulewrvq.com/]xmidrulewrvq[/link], http://yjlcnveayyrb.com/

buy wow gold
Postado em 21/01/2013 às 17:01.

Hurrah, that\'s what I was searching for, what a data! present here at this web site, thanks admin of this website. buy wow gold http://www.wow-gold-team.com

baidu
Postado em 11/07/2013 às 19:53.

G http://images.baidu.com/ [url=http://images.baidu.com]baidu[/url] <a href=\"http://images.baidu.com\" title=\"baidu\">baidu</a>

HybTDGngJNppxgLBjXC
Postado em 18/02/2014 às 23:02.

NUfxsa <a href=\"http://cpvaqoyrzafa.com/\">cpvaqoyrzafa</a>, [url=http://bjloxmqraseb.com/]bjloxmqraseb[/url], [link=http://emtgirmaxvqp.com/]emtgirmaxvqp[/link], http://usmoudczqiyh.com/

Deixe o seu comentário

Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Quem está aqui

O Mundo do Cachorro ajuda você a se conectar com outros donos de cães pelo Brasil.

Crie sua conta também.

Ir para o topo da página. Topo