Mundo do Cachorro

Faça parte deste mundo

Crie sua conta

Artigos - Problemas respiratórios também afetam os pets

A pintcher Clara, de 5 anos, é um exemplo clássico de cachorros que sofrem com a danada bronquite. Ela estava com a doença controlada quando morava no Espírito Santo, mas assim que se mudou para Iacanga (a 50 km de Bauru), voltou a ter crises por causa da poeira do lugar.

Sua dona logo procurou a médica veterinária Flávia Guiselini de Souza, que faz um alerta também com relação ao clima do outono do inverno.

“Com a chegada do tempo frio, chegam também os problemas respiratórios de cães e gatos. Sendo assim, nossos animais demandam cuidados ainda mais especiais nesta época do ano”, diz Flávia. Nesses casos, reforça Flávia, a prevenção é simples (confira dicas no quadro abaixo).

Depois do tratamento clínico, os cuidados em casa com a pintcher Clara também mudaram. Agora, a cachorrinha tem um umidificador de ar só para ela e não entra mais em crise.

Mas Flávia lembra de outras doenças que podem atingir os animais com a chegada do clima frio e seco. A traqueobronquite, chamada de tosse dos canis, é a principal doença que aparece no período frio do ano.

Esta doença, causada por vírus ou bactéria, é extremamente contagiosa e afeta diretamente os cães, independente da idade. Sua transmissão ocorre de variadas formas, principalmente quando existe aglomeração de animais, como em praças, hotéis para cachorro, parques e outros.

A tosse seca é uma das doenças mais comuns em cães e que piora quando os animais ficam agitados ou durante a prática de exercício físico.

“Quando forem observados sintomas como secreção nasal, febre ou falta de apetite, é sinal de um quadro mais grave da gripe canina”, avisa Flávia.

“Entretanto não existe motivo para fortes preocupações, pois esta doença hoje em dia é facilmente prevenida e de tratamento simples, porque já existe vacina contra a traqueobronquite”. A primeira aplicação da vacina deve ser feita quando o cão completar quatro meses de vida, além de reforço anual.

Gato gripado/ Felinos também sofrem. Principalmente com a rinotraqueíte infecciosa, doença que também ataca o sistema respiratório e é causada por vírus e bactéria. “Os sintomas são parecidos aos que os caninos apresentam, como espirros, falta de apetite, apatia e secreção nasal”.

Dicas para evitar que seu pet sofra na época mais fria do ano

-Usar água morna nos banhos e fazer a secagem rapidamente
-Após o banho, não deixar que o animal fique na friagem
-Evitar uma tosa muito agressiva dos animais de pelo longo
-Os animais de pelagem baixa devem usar roupas
-Manter extremidades do corpo, como as patas, sempre secas
-Evitar que o animal fique exposto a fumaça de cigarro
-Evitar também que o animal tenham  contato com pó
-Apesar do tempo frio, o animal deve ficar em ambiente arejado
-Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor é o tratamento

Fonte: http://www.redebomdia.com.br
Publicado em 05/04/2011 às 07:30. 7 Comentários 1294 Visualizações

Comentários (7)

anTsWVUwyh
Postado em 23/06/2011 às 07:48.

Your story was rlaely informative, thanks!

ZoBMcUuJhQqdLegkgZh
Postado em 24/06/2011 às 10:14.

Ek0XPy , [url=http://ndfygngfevxz.com/]ndfygngfevxz[/url], [link=http://bfsadbjaqdqs.com/]bfsadbjaqdqs[/link], http://hpxdgwzrnayj.com/

ntOwWwnjGvo
Postado em 26/06/2011 às 07:44.

ZgrvKM <a href="http://pcjnhiovzcfm.com/">pcjnhiovzcfm</a>

OvXIPUCIxnDxGdXin
Postado em 26/06/2011 às 12:44.

RVjp61 , [url=http://uyloxdhutwsr.com/]uyloxdhutwsr[/url], [link=http://qmjfoeryfpwx.com/]qmjfoeryfpwx[/link], http://tcssxoqqyiws.com/

SrbQvnoPthBKtRLH
Postado em 15/04/2012 às 14:33.

5iKtYK <a href="http://aiyocsusmejz.com/">aiyocsusmejz</a>, [url=http://wrzwmcicomnh.com/]wrzwmcicomnh[/url], [link=http://pkrfmtqppzzw.com/]pkrfmtqppzzw[/link], http://nfrecruodksu.com/

ucFlpwYP
Postado em 24/08/2012 às 23:33.

DVDXdp <a href="http://nyiksnahyewx.com/">nyiksnahyewx</a>, [url=http://bbyltqrtfumo.com/]bbyltqrtfumo[/url], [link=http://kntiahezacto.com/]kntiahezacto[/link], http://jembhcsmlhpb.com/

RVxlneFCbzyFHcF
Postado em 03/10/2012 às 21:33.

rzvI4d <a href=\"http://ofprozqnkadi.com/\">ofprozqnkadi</a>, [url=http://idxnzqrzolwq.com/]idxnzqrzolwq[/url], [link=http://yyotylijquvu.com/]yyotylijquvu[/link], http://nusawtckslqf.com/

Deixe o seu comentário

Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Últimos Artigos

Quem está aqui

O Mundo do Cachorro ajuda você a se conectar com outros donos de cães pelo Brasil.

Crie sua conta também.

Ir para o topo da página. Topo