Mundo do Cachorro

Faça parte deste mundo

Crie sua conta

Artigos - Hipotireoidismo em Cães

Hipotireoidismo é a uma doença conhecida por muitas pessoas, pois é muito comum em medicina humana. Infelizmente, emmedicina veterinária, nós também nos deparamos com esta doença afetando cães principalmente. Já os gatos são mais acometidos pelo Hipertireoidismo, que será o assunto da próxima semana.

A glândula da tireoide produz duas formas de hormônios: T3 e T4. O T3 é a forma ativa. Em cães, aproximadamente metade da concentração de T3 é proveniente da glândula tireoide e a outra metade de outros tecidos do corpo. Em pessoas, cerca de 80% da concentração de T3 vem da ativação de T4 em T3 em outros tecidos do corpo.

hipotireoidismo em cães ocorre principalmente devido à destruição (autoimune) da glândula tireoide, mas pode ocorrer também devido a atrofia natural da glândula, dieta pobre em iodo ou pode ser devido à uma malformação congênita. A doençageralmente se desenvolve em animais de meia idade ou mais velhos. Algumas raças são predispostas como: Doberman,Golden RetrieverSetterDogue AlemãoDachshund e Boxer.

Cães com hipotireoidismo podem apresentar uma coleção de sinais clínicos. Isso ocorre porque o hormônio da tireoide participa em diversas áreas do metabolismo normal do organismo, sendo assim, a sua falta causa problemas em diversos órgãos e sistemas. Alguns sistemas são mais afetados do que outros, cerca de 88% dos cães com hipotireoidismo possuem algum tipo de doença de pele como perda de pêlo, infecção (dermatites) e pele seca e grossa; 49% são obesos, 48%letárgicos e 36% anêmicos. Além disso, eles podem apresentar distúrbios cardíacos como arritmiasneurológicos como polineuropatias e problemas locomotores (ataxia, hipermetria), e oftalmológicos como distrofia da córnea.

diagnóstico de hipotireoidismo não é tão fácil. Infelizmente não se trata apenas de medir os hormônios da tireoide e ver se estão diminuídos. O hormônio T3, por exemplo, varia muito durante o dia, e raramente ajuda no diagnóstico da doença. O T4 pode estar diminuído por diversos outros fatores como uso de medicamentos e presença de outras doenças. Existem diversos outros testes como medir o T4 livre, TSH e TGAA para auxiliar no diagnóstico, mas nenhum deles é 100% específico.

Felizmente o tratamento desta doença é fácil. Cães com hipotireoidismo são tratados com a administração oral do hormônio da tireoide T4. Geralmente se inicia dando duas pílulas por dia, diminuindo para uma pílula por dia com o tempo. Este medicamente deverá ser dado durante o resto da vida do seu cão.

Devido à dificuldade em se diagnosticar esta doença, muitos cães acabam sendo tratados devido a presença dos sinais clínicos e resolução dos mesmos, após iniciado o tratamento. Independentemente do motivo que levou o seu veterinário a tratar seu cão, é importante seguir as direções dele e checar os valores dos hormônios da tireoide frequentemente para fazer mínimas correções no tratamento.

Fonte: http://www.meupetcuritiba.com.br
Publicado em 11/11/2011 às 05:00. 6 Comentários 2704 Visualizações

Comentários (6)

Evelise Albino
Postado em 08/01/2013 às 19:22.

minha cachorrinha tem hipotireoidismo, mas tomando o hormônio já tá regularizado. Tem também dermatite que veio junto com o hipotireoidismo, mas graças a Deus, tem omo tratar.

wow gold
Postado em 11/01/2013 às 09:40.

Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it. Look advanced to more added agreeable from you! However, how could we communicate? wow gold http://www.wow-gold-team.com/

Postado em 17/01/2013 às 11:40.

oie, boa tarde preciso de ajuda a cachorra de minha irma esta perdendo o pelo. minha irma suspeita que seja calaza.como podemos saber se realmente é.

Postado em 29/01/2013 às 06:25.

Eu preciso de ajuda ,meu cachorro mestiço labrador filhote de 4 meses nao para de vomitar e so bebe agua .

Cheap Louis Vuitton azur
Postado em 01/07/2014 às 12:37.

Well I really enjoyed reading it. This tip procured by you is very helpful for good planning. Cheap Louis Vuitton azur http://www.indianpod.com/louisvuitton/Cheap-Louis-Vuitton-azur.html

link building
Postado em 18/07/2014 às 14:26.

tIyEJt Fantastic post.Really looking forward to read more. Awesome.

Deixe o seu comentário

Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Últimos Artigos

Quem está aqui

O Mundo do Cachorro ajuda você a se conectar com outros donos de cães pelo Brasil.

Crie sua conta também.

Ir para o topo da página. Topo